ATIVIDADE PARA O SEGUNDO ANO
Foi na Revolução Francesa/ O
povo, o clero e a nobreza/ Os 3 estados que tristeza
Era a maior contradição / Primeiro
estado era o clero / Segundo estado era a nobreza
Terceiro estado que dureza / A burguesia e o povão / Liberdade e igualdade
Co'a fraternidade / Era um
disfarce pra na verdade / Pra derrubada do poder
E foi o Iluminismo / Contra o absolutismo / Que implantou lá pela França
O Regime Liberal / Mas o povo foi traído / Os ideais foram
rompidos
A ditadura vem de novo / Agora com Napoleão.
01 – (D-9) Quanto a gênero do texto, pode-se dizer que é uma:
a) Descrição;
b) Narração
c) Dissertação
d) Nenhuma
das três
02– (D-6) Qual o tema do texto
acima?
a) Guerra
b) Revolução
c) Conflito
03 – (D-9) Quais os elementos (personagens))
que compõem o texto?
a) O Iluminismo e Absolutismo
b) Regime Liberal e França
c) Liberdade,
Igualdade e Fraternidade
d) Clero,
Nobreza, Povo+ Burguesia
04- D-13) Terceiro Estado “que
tristeza”/”Que dureza” As expressões grifadas dão um sentido de:
a)
Louvor
b)
Ironia
c)
Saudação
d)
Júbilo
05– ( D-4) / Mas o povo foi
traído / Os ideais foram rompidos A
ditadura vem de novo / Agora com Napoleão.
O que o autor diz nas suas entrelinhas ( implicitamente)? Que a ditadura
antes combatida estava de volta, pois, Napoleão assumiu o comando da França com
poderes ditatoriais.
( ) CERTO
( ) ERRADO
06 - )D-3) Qual o significado da
palavra Ditadura?
a) Governo
para todos
b) Regime autoritário em
que os poderes legislativo, executivo e judiciário estão nas mãos de uma única
pessoa ou grupo de pessoas.
c) Governo
democrático aonde existe forte participação popular.
d) Regime
democrático em que os poderes legislativo, executivo e judiciário estão nas
mãos de várias pessoas.
ISABEL
Sara Isabel, morena, tem quinze
anos, mede 1,75, pesa sessenta e dois quilos e é de uma beleza irreparável.
Cursa o primeiro ano do segundo grau no Colégio São Marcos e pretende se formar
em medicina ou seguir a carreira de modelo.
Em casa é uma pessoa isolada, que
fica horas e horas, em seu quarto, lendo e ouvindo músicas. No colégio, não se
isola, mas também não se junta com todo mundo, seleciona as amizades. Com o
namorado, não se mostra muito interessada, acha-se muito nova para firmar
namoro. No clube ou na praia, mostra-se bastante solta: joga vôlei, tênis,
gosta de fazer ginástica, não pára um minuto.
Das qualidades de Sara, a que
mais me chama atenção é a sua dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer
na vida, o que mostra ser uma pessoa inteligente e conhecedora do seu
mundo. Conforme o texto responda:
07 -1.(D-09) Quanto ao gênero
pode-se dizer que:
a.possui caráter narrativo
b.é uma dissertação sobre a vida
de uma pessoa.
c.é uma descrição.
d. interpreta os sentimentos e
caracteres de alguém.
08 - 2.(D-03) São características
de natureza geral:
a.Sara Isabel tem intereese em
vencer na vida.
b.Ela seleciona as amizades.
c.não se mostra muito interessada
em namoro.
d. é morena, tem quinze anos,
pesa sessenta e dois quilos.
09 - 3. (D-02) São aspectos que
se profundam no conhecer da pessoa descrita:
a.pretende formar-se em medicina.
b.é de uma beleza irreparável.
c.Fica horas e horas em seu
quarto lendo ou ouvindo música.
d.mostra ser uma pessoa
inteligente.
10 -4.(D02) No texto, a parte que
dá ênfase a uma característica que melhor define Sara Isabel.
a.muito nova para firmar namoro.
b.cursa o primeiro ano do segundo
grau.
c.Não pára um minuto.
d.dedicação aos estudos, o seu
interesse em vencer na vida.
11 -5.(D-08) "... não se
junta com todo mundo." Desta informação apresentada no texto infere-se
que:
a.Sara Isabel se acha mais
importante que as outras pessoas.
b.Sara Isabel é preconceituosa.
c.Sara Isabel é orgulhosa.
d.Sara Isabel é uma pessoa
reservada.
12 6.(D-06) Do texto,
depreende-se que Sara Isabel mostra-se bastante solta pelo fato de:
a.participar em diversas
atividades.
b. ser determinada e objetiva.
c.ser livre para ir aonde quiser.
d.fazer o que da na cabeça sem
pensar nas consequências.
NOTA; RESPONDER NO CARDERNO,
VALENDO PONTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário