segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS DO SEGUNDO ANO



REVOLUÇÃO FRANCESA

01-  Como era caracterizada a França Antes da Revolução ?
R - Antes da Revolução a França era caracterizada pelo Antigo Regime, ou seja, o Absolutismo Monárquico, o Mercantilismo e a Sociedade Estamental.

02 - Como era dividida a Sociedade Francesa nesse período?
R - Era dividida por Estados: o primeira estado era o Clero, o segundo estado era a Nobreza e o Terceiro estado era a Burguesia e o Povão.

03 - Qual foi o lema( Ideais) da Revolução Francesa?
R- Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

04 - Que novo regime foi implantado na França  com a derrubada do Absolutismo, e que movimento  cultural e filosófico contribuiu nesse sentido?

R- Foi o Iluminismo contra o Absolutismo  que implantou na França o Regime Liberal.

05 - Como podemos definir a Revolução Francesa?
R - A Revolução Francesa foi um conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro político, econômico e social da França.

06 - Que outros movimentos a Revolução Francesa veio influenciar?
R - a Revolução Francesa inspirou  reformas  em outros países: Independência das colônias espanholas e na Proclamação da Independência  do Brasil.

07 - Quais as duas principais causas da Revolução Francesa?

R - Dentre as principais causas da Revolução Francesa podemos destacar  o custo com a Monarquia, pois, o rei Luiz XVI e a sua corte gastavam enormes quantias para sustentar  seus privilégios. O outro fator importante foi o Movimento Iluminista com seu desejo por reformas  políticas  e econômicas e seus ideias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade estampados nas cores da bandeira e no hino da França.


09 - Que  influência tiveram  os povos islâmicos sobre a Revolução Francesa?
R - O, povos islãmicos incorporaram  noções de  Pátria e Liberdade

10 - Como se alicerçava o Poder na França do século XVII?
R- Na teoria do direito divino dos reis, onde Luiz XVI governava sem nenhum  empecilho à sua autoridade.

11 - O que era A Assembléia  dos Estados Gerais?
R - Era um Conselho com representantes das várias  camadas sociais( que não era convocada desde 1614, situação essa  que passou a ser questionada  pela sociedade, em meio à crise financeira  do reino.

12 - Quais as causas dessas crise financeira?

R- Gastos colossais com a monutenção da luxuosa corte  de Versales e os enormes custos das diversas guerras dos monarcas Bourbon; A Guerra dos Sete anos( 1756-1763) e a participação  na Guerra da Independência dos Estados Unidos( 1776 - 1781).

13 - Que medida foi tomada pelo estado francês diante da crise?

R - O Estado impôs tributos e adotou medidas fiscais e comerciais, buscando receitas orçamentárias mas prejudicando os negócios.

14 - Qual a situação da burguesia perante o Estado?

R - Embora  o papel econômico  da burguesia fosse essencial  para o Estado, ela não tinha suficiente influência política e era marginalizada socialmente.

15 - Como era composta a burguesia, que juntamente com o povão formavam o terceiro estado?
R - A Burguesia era bastante heregênea, e era composta  de banqueiros, profissionais liberais, funcionários públicos e comerciantes.

16 - Como era constituída as camadas mais populares?
R - Era constituída por artesãos, trabalhadores manuais, sans-culotes e camponeses.

17 - Como era sustentada a sociedade?
R - R - Pelos tributos pagos pelo terceiro estado, pois, as duas outras camadas sociais tinham o privilégio da isenção de impostos.

18 - O que significa o termo Sans-cullotes?
R - O termo sans-cullotes, referido às pessoas  que usavam calças compridas em vez de calças  até os joeho  da gente rica foi horiginariamente aplicado  num sentido  puramente social aos pequenos  comerciantes, assalariados e vagabundos que da cidade, quer  do campo.



A LUTA DA ARISTOCRACIA

19 De que forma se deu  a Assembléia  dos Estados - Gerais de maio de 1789?
R  Após a demissão do ministro Charles  Alexandre Calonne pelo rei Luiz XVI, que nomeou  para seu lugar  Jackes Necker que o  convenceu  a convocar  a Assembléia dos Estados - Gerais para maio de 1789.

20 - O que era a Guarda Nacional:

R - Era uma milícia  burguesa que tinha por objetivo  resistir ao rei  e liderar a população civil, que começava a se armar.


21 - Qual foi o estopim da rebelião, que se alastrou de París para o resto da  França?

R - O  estopim da rebelião foi a invasão da fortaleza da Bastilha,um símbolo  do poder absolutista, onde  eram encarcerados  os inimigos da realeza, fato esse acontecido  em 14 de julho de 1789 pelo povo enfurecido com a situação crítica  do país.



A ASSEMBLÉIA NACIONAL - PRIMEIRA FASE

22 - Como se caracterizou  a Primeira etapa da Revolução Francesa?

R - A  Primeira etapa da Revolução Francesa, conhecida por FASE DA ASSEMBLÉIA NACIONAL, de 1789 a 1792, se caracterizou pela atuação da burguesia nas cidades e dos camponeses.A Burguesia lutava por  por conquistas sociais e políticas nas ruas e na Assembléia, e os camponeses destituíam autoridades e nobres de seus castelos e repartições.

23 - O que estabelecia a Declaração  dos Direitos  do Homem e do Cidadão, que foi inspirada da Independência dos Estados Unidos?

R - A Declaração  dos Direitos  do Homem e do Cidadão  estabelecia  a igualdade  de todos perante a Lei, o direito à propriedade privada e o direito de resistência  à opressão.

24 - O que determinava  a Constituição  Civil do Clero aprovada em julho de 1790? .

R - A pós o confisco dos bens da Igreja, foi aprovada  a Constituição  Civil do Clero aprovada em julho de 1790, que determinava  que os padres  passassem  a ser subordinados  ao Estado, como funcionários públicos, gerando protesto e resistência  entre os membros do Clero.


25 - Quais foram os dois grupos que disputavam na Assembleia Nacional?
R - Os dois grupos que disputavam espaço político na Assembléia Nacional eram os Gerondinos( da região da Gironda) e os Jacobinos( dominicanos, local de reunião), Os Gerondinos representavam a alta Burguesia e os Jacobinos representava inicialmente a ala moderada como elo entre  os membros radicais  da Assembléia e o movimento popular.

26 - O que foi e por quem foi comandado o Exército Popular?

R - Em meio as tensões, os Jacobinos  proclamaram  a "Pátria em Perigo" e forneceram armas  à população, formando, assim  um exército Popular  sob o comando dos jacobinos Marat, Danton e Robespierra, sendo essa força  que enfrentou  o exército  dos emigrados e prussianos e o conteve  às portas de París, na Batalha de Valmy, sendo  o rei acusado  de traição ao país, por colaborar com os invasores, e os revolucionários proclamaram  a Republica.



EXERCICIO DE FIXAÇÃO SOBRE  A CONSTRUÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO


01 – De que resultou o Processo de  Construção do Estado Brasileiro?
Ø R - O Processo  de construção do Estado brasileiro  resultou  da parceria de parte da Monarquia Portuguesa, associada  a proprietários  rurais e comerciantes brasileiros,
02 – Quem liderou esse processo?
Ø  R -  Esteve à  frente  desse movimento  os grupos oligárquico( latifundiários), criadores de mecanismos políticos que garantiriam  sua perpetuação no poder, em detrimento de boa parte da população que continuava  excluída  do Estado “nacional” monárquico brasileiro.
03 – Como iniciou  Primeiro Reinado?
Ø  R- Com a Proclamação da Independência, tem início o Primeiro Reinado, garantindo  ao Brasil a autonomia em relação a Portugal, tendo à frente D. Pedro I, faltando ainda o reconhecimento internacional.
04 - Que regime  foi instituído logo após a Independência?
R – Monarquia Constitucional  representativa
05 – Quais eram as estruturas do Brasil colonial, que perdurou após a Independência?
Ø  R- Vale dizer que  a velha  estrutura colonial continua, como o escravismo, o latifúndio e o domínio político  da aristocracia, apesar da emancipação.
06 – Com quais setores da sociedade pode contar Dom Pedro I para implantar seu projeto?
Ø  R - Para garantir  a independência D. Pedro I precisou contar  com o apoio das elites locais formadas por altos funcionários públicos e membros da aristocracia.
07 – Como foi recebido no exterior  a Independência do Brasil?
Ø R - A notícia da Independência brasileira não foi muito bem recebida pela Monarquia Centralizada Europeia, o que dificultou   esse  reconhecimento internacional,
08 – Qual o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil?
Ø  R- Foi  Estados Unidos o primeiro pais a reconhecer a nossa independência, em 1824.

09 – Que pais atuou como mediador no reconhecimento da Independência, principalmente, junto a Portugal, e o que lhe rendeu?
Ø  R - A Inglaterra  foi a mediadora no reconhecimento por parte de Portugal, em  agosto de 1825, com a assinatura  do Tratado de Paz  e Aliança entre Portugal e Brasil, tendo os ingleses emprestado ao Brasil uma grande cifra em dinheiro para pagamento de indenizações a Portugal.
Ø  Vale dizer que A Inglaterra passou a ter muitos  privilégios, dentre eles as tarifas aduaneiras reduzidas de seus produtos, que entravam no pais com preços baixos prejudicando a indústria local, colocando o Brasil numa situação ruim, o que tinha que recorrer  a frequentes empréstimos, o que levava a maior dependência a Inglaterra.
10 – O que projeto constituinte defendia a maioria dos deputados na Assembléia de 1823?
Ø  Na Assembléia Constituinte de maio de  1823 composta de 90 deputados pertencentes à Aristocracia ( grandes proprietários, membros da Igreja, Juristas), na sua maioria defendia  a implantação de uma Monarquia Constitucional, com direitos individuais e limites dos poderes do Imperador, mas que se mantivesse a mesma estrutura  de domínio aristocrático.
11 – O que você entende por voto Censitário?
Ø R - , o voto de acordo com a renda,
12 – Por  que o Projeto do Deputado Antonio Carlos de Andrada( irmão de José Bonifácio) foi apelidado de Constituição da Mandioca?
Ø  R - Dentre as propostas do Deputado Antonio Carlos de Andrada, irmão de José Bonifácio, destaca-se a instituição do voto Censitário, isto é, o voto de acordo com a renda, o que ficou apelidado de Constituição da Mandioca, pois, a tal renda seria baseada no preço da mandioca.
13 – A decisão tomou  D. Pedro I quando sentiu que a maioria dos deputados constituintes poderiam aprovar um projeto diferente do seu?
Ø  Ao propor  a limitação do poder do Imperador, ficava claro que essa elite tinha um projeto próprio de pais  independente, diferente do projeto monárquico de Dom Pedro I e dos que lhe apoiavam, e é aí que Dom Pedro  dissolve a Constituinte  em novembro de 1823, e nomeia  um Conselho de Estado para ajuda-lo a redigir a Constituição de 1824, que foi outorgada( aprovada sem consulta popular, estabelecendo  a Monarquia hereditária, a divisão politico  administrativa  do território em províncias e a separação do poder politico em quatro ramos:



14 – Que regime foi estabelecido pela Constituição de 1824?
Ø  R - Constituição de 1824, que foi outorgada( aprovada sem consulta popular, estabelecendo  a Monarquia hereditária, a divisão politico  administrativa  do território em províncias e a separação do poder politico em quatro ramos:

15 –  Como ficou divido o poder coma aprovação da referida constituição?
R - Poder EXECUTIVO ( Imperador e   Ministros de Estado, para execução das leis); LEGISLATIVO( Câmara dos Deputados e Senado, para elaborar as leis); JUDICIÁRIO ( Juizes e Tribunais, para zelar pelo cumprimento das leis e julgamento dos infratores); MODERADOR ( atribuição  exclusiva  do Imperador, que regularia  os demais poderes), combinando o Constitucionalismo a mecanismos centralizadores








Nenhum comentário:

Postar um comentário